Ceará recebe a VI Mostra Sesc de Cinema com exibição gratuita

A programação conta com 22 produções, sendo 01 longa e 21 curtas abertos ao público e produzidos no Ceará 


Da Redação
A produção audiovisual cearense ganha espaço na VI Mostra Sesc de Cinema em novembro e dezembro. O Panorama Ceará reunirá a produção de todos os territórios cearenses e terá exibição dos filmes de 11 de novembro a 09 de dezembro, em Fortaleza, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. De 77 obras inscritas, 22 foram selecionadas para compor o Panorama Ceará. 

A Mostra Sesc de Cinema chega à sua sexta edição com o intuito constante de difundir obras cinematográficas que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro. Documentários, ficção e experimental produzidos no cenário contemporâneo fazem parte da lista de exibição aos mais diversos públicos. 

Cenário local 

No Ceará, a produção cinematográfica conseguiu construir uma importante base histórica nas últimas décadas. Muitos filmes e cineastas se destacaram no cenário nacional e internacional, alcançando reconhecimento nos mais variados circuitos de exibição. Uma grande pluralidade pode ser notada nos filmes que foram dirigidos e produzidos no Estado.  

Para quem for conferir a Mostra, a programação conta com 22 obras, sendo 01 longa e 21 curtas. As obras inscritas passaram por um processo de curadoria realizada pela Cultura do Sesc Ceará, através das Unidades e com participação de curadoria externa, que resultaram nas produções selecionadas e que estão disponíveis na programação deste ano. 

 A rede exibidora conta com a participação das Unidades do Sesc Fortaleza, Sesc Centro, Sesc Crato, Sesc Juazeiro do Norte e Sesc Iguatu e as exibições acontecerão nas unidades e em espaços audiovisuais parceiros: Museu de Arte da UFC, Comunidade vila Novo Horizonte, Casa Luz, Memorial Patativa do Assaré, Cantina Zé Ferreira e Cine Alicerce. 

Destaque 

Um dos destaques, é a obra que representa o Ceará na VI Mostra Sesc de Cinema, “Foi um tempo de poesia”, de Petrus Cariry. A produção traz o poeta Patativa do Assaré contando sua vida e sua obra. O documentário é narrado pelo diretor Petrus Cariry, lançando um olhar afetivo sobre o seu padrinho Patativa do Assaré, e deixando a mensagem de que quando o fim se aproxima, o que fica são as memórias que você deixa no outro. 

Segundo o supervisor de programas de cultura do Sesc Iguatu, Yuri Lavor, a Mostra Sesc de Cinema é hoje considerada uma das principais redes de produção audiovisual independente do Brasil, possibilitando fortalecer o cenário da linguagem em sua exibição, ação formativa e articulação.  

“No Ceará, ela aponta para a produção local contemporânea potente e pujante que vem se destacando a nível nacional e internacional, com indicações e prêmios. Buscar valorizar e poder circular com películas que em todas as regiões cearenses vem em um cenário de crescente atuação, destacando territórios e as nossas histórias”, argumenta. 

Panorama Brasil e Panorama Infanto-Juvenil online 

O público também poderá assistir em novembro, de forma gratuita e on-line no site do Sesc Brasil, aos filmes selecionados na Mostra. No total, 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) compõem o Panorama Nacional, sendo 10 obras referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. 

Na edição deste ano foram registradas 1.575 inscrições e selecionados 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. Desses, 65 serão licenciados pelo período de um ano. O circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude. 


Serviço 

VI Mostra Sesc de Cinema - Panorama Ceará 

Cronograma de exibição: 11 de novembro a 09 de dezembro 

Postar um comentário

0 Comentários