foto: David Eisten |
Da Redação|Neste sábado (13/05), o terraço do Senac Aldeota se transforma em passarela de moda e recebe o vencedor da primeira edição do concurso Jovens Criadores: Caio Nascimento. Em evento para convidados, ele apresenta a coleção intitulada “As Ruas do Brasil”. São 11 looks em estilo streetwear, em que se destacam a valorização da produção artesanal do Sertão Central do Ceará, “com uma pegada jovem e contemporânea”. Cores vibrantes e a técnica de alfaiataria também se sobressaem nas novas criações do estilista de Quixeramobim.
Ao vencer o concurso Jovens Criadores, realizado pelo Senac Ceará em 2022, Caio Nascimento recebeu um prêmio de R$ 15 mil, mentorias de moda e apoio dos laboratórios do Senac Aldeota para desenvolver essa coleção – para a qual ele recebeu R$ 5 mil destinados ao desenvolvimento das peças que também vão ser registradas em ensaio fotográfico e comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. As mentorias foram com os consultores externos David Lee, Eduardo Motta e representantes da Instituição, englobando não só o desenvolvimento da coleção, mas o rebranding da sua marca, que passa a se chamar Caïo.
Durante o evento, o Senac Ceará vai lançar a segunda edição do concurso Jovens Criadores. A iniciativa contou com um processo seletivo gratuito e veio para movimentar ainda mais a cena da moda local, propondo a valorização do potencial criativo cearense, assim como todo suporte necessário para a materialização do produto e sua inserção no mercado. “É um concurso de formato novo e diferenciado. Esse é pensado para gerar engajamento ao longo de todo o processo”, ressalta Eduardo Motta, da Radar Consultoria e consultor de moda da Instituição. “Nessa primeira edição, lançamos o edital online, comunicamos e recebemos 30 portfolios dos candidatos, de acordo com as especificações contidas no regulamento.
A pré-seleção foi feita por mim e o David e, tendo em vista a qualidade do material, ampliamos de três para seis finalistas. Esses foram preparados por nós para a defesa pública, em que convidamos 12 profissionais da Moda influentes na cidade para compor o júri. Foi assim que Caio conquistou o primeiro lugar”, conta o consultor. Sobre o concurso Jovens Criadores – Como a maior escola de Educação Profissional no País, o Senac tem o compromisso de acompanhar as questões que pautam a contemporaneidade para propor ações assertivas, formando profissionais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, além de comprometidos com uma atuação humana diante da sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico de sua Região.
Com a criação de um concurso anual que aborde temas da contemporaneidade, o Senac Ceará visa promover a criatividade dos participantes, fomentar a cultura, estimular e descobrir novos talentos na área da Moda por meio das atividades educacionais. O objetivo é identificar e treinar esses jovens talentos, e promover a cena fashion através de ações que promovam o contato com novas iniciativas do mercado.
0 Comentários