Marimbanda se apresenta no Cariri, em Crato e Juazeiro do Norte

Quarteto faz show na Vila da Música e realiza aula-show na UFCA  em homenagem ao seu fundador, Luizinho Duarte


Por Ronuery Rodrigues/ Redação.

O quarteto Marimbanda, em uníssono sentimento de gratidão e respeito ao compositor, baterista e fundador Luizinho Duarte, faz pequena turnê no Cariri, com apresentações em Crato, no dia 25, às 19 horas, na Vila da Música, e em Juazeiro do Norte, no dia 26 às 10 horas, em uma aula-show na UFCA. Fazendo música autoral desde 1999, a Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração e se tornou uma referência na música instrumental no Ceará.

Além dos shows nos festivais e teatros do Ceará, o grupo tem participado de eventos universitários como a XXVII Semana Universitária da UECE, da XII Semana da Música da UFC e deu uma aula-show no Porto Iracema das Artes em 2022. Para esta homenagem prepararam um repertório que visita à discografia do grupo e reverência o mestre com novas leituras para clássicos da Marimbanda.

Thiago Almeida é o responsável pelos arranjos para esta nova fase do quarteto. As apresentações serão permeadas de comentários e histórias sobre as músicas do “Seu Luiz da Arte”: Como surgiu tal música, como ela foi gravada, em que disco ela for gravada, etc., levando ao jovem público de estudantes de música os processos criativos do quarteto.

Marimbanda é formada por Heriberto Porto nas flautas, Thiago Almeida no piano e escaleta, Pedro Façanha no baixo acústico e elétrico e o mais novo integrante do grupo, Michael da Silva, na bateria e percussão.

O Mestre

Luizinho Duarte foi, sem dúvida, um dos mais respeitados e renomados compositores e músicos de Fortaleza. Com mais de 500 obras catalogadas e pelo menos a mesma quantidade ainda guardada em pastas, a criatividade de Luizinho foi compor em outra dimensão. Depois de 50 anos de carreira, sua morte, em abril de 2022, foi muito sentida. 

Muitos artistas tocaram e gravaram composições do Luizinho Duarte, como Roberto Marques, Adriano Giffoni, Tarcísio Sardinha, Paulinho Pedra Azul, Spok Frevo Orquestra, Cainã Cavalcante e Rebeca Câmara, mas o grande representante e divulgador deste celeiro de músicas das suas obras é sem dúvida o quarteto Marimbanda que, nesta pequena turnê caririense, leva ao jovem público universitário a vida e a obra de nosso grande compositor.

“Caminhar, é em Dó maior, é simples, parece simples, mas é um tanto difícil caminhar o caminho da Marimbanda sem a energia vivíssima do seu Luiz. Nosso Caminhar é reluzir o trabalho do Luizinho. Esse Caminhar tem uma tônica que é tocar a obra do Luizinho que é vasta e em sua maioria foi produzida para Marimbanda”, comenta emocionado, o pianista Thiago Almeida, que completa: “Luizinho é meu preto velho e Marimbanda é um santuário, um templo, uma floresta que tenho maior reverência e apreço, é para mim uma imensa alegria continuar o Caminhar pela luz e força viva do Heriberto Porto que não é menos importante, mas, foi quem me ensinou muito de Marimbanda e Caminhar”.

Serviço:

Show Marimbanda - Crato

Data: 25 de abril

Local: Vila da Música, Belmonte, Crato

Horário: 19 horas

Gratuito

Aula-Show -Juazeiro do Norte

Data: 26 de abril

Local: Curso de Música- Universidade Federal do Cariri - UFCA- Juazeiro do Norte

Horário: 10 horas

GRATUITO

https://www.youtube.com/watch?v=61xWX8kJZ2I

Siga a Marimbanda:

WWW.MARIMBANDA.COM.BR

@MARIMBANDA

Postar um comentário

0 Comentários