Cidade conta apenas com o hospital Senhora Santana| Reprodução. |
Da Redação
A Prefeitura de Santana do Cariri, no Cariri Oeste, gastou mais de 300 mil reais com publicidade e propaganda via Secretaria de Saúde. A denúncia foi feita pelo vereador Arclébio Dias (MDB), durante a sessão ordinária desta quinta-feira(23).
Com base nos dados do Portal da Transparência, o Município teve uma despesa de R$ 335.208,41 reais com a propaganda, pagos a empresa AFS Soluções em Serviços LTDA. O que, segundo o vereador, não deveria ser gasto, já que o município é pobre e não arrecada o suficiente para cobrir as despesas da estrutura administrativa. O parlamentar também destacou a renda familiar das famílias, em sua maioria beneficiária de programas de transferência de renda, e que só recorrem ao serviço público.
Para Arclebio, falta consciência do prefeito Samuel Cidade(DEM) e da gestão da Secretaria. “Algo jamais visto em nosso município. Jamais pode ter sido gasto. O dinheiro tá gasto de forma errada, de forma injusta. Como ela [secretária de saúde] consegue ter a consciência tranquila de gastar esse tanto de dinheiro, aonde o povo de Santana do Cariri morre por falta de um exame”, lamentou.
O edil disse que o povo de Santana do Cariri vive humilhado quando o assunto é saúde. Um exemplo foi a demora na liberação de um exame para um paciente. A liberação só aconteceu, sete meses após sua morte.
Outras denúncias também foram apontadas pelos vereadores, como o transporte de pacientes em veículo inadequado e lentidão da prefeitura para adquirir uma ambulância para o distrito Dom Leme. O recurso foi empenhado pelo Deputado Agenor Neto, via emenda parlamentar, por solicitação dos vereadores Taina e Arclébio.
A bancada de oposição disse que vai investigar a fundo o caso e convocou a secretária de saúde a prestar esclarecimentos sobre os gastos.
0 Comentários