No Crato, obra de rede de esgoto deve beneficiar mais de 16 mil pessoas até o fim do ano

Da Redação

A Ambiental Crato chega à marca de 120 dias de operação com resultados positivos já em 2022. A concessionária promove melhorias no sistema de esgotamento sanitário desde agosto, quando iniciou a atuação na cidade, e tem desenvolvido também programas de relacionamento com moradores.

A concessionária trabalha para que mais de 16 mil pessoas tenham o tratamento do esgotamento sanitário até final do ano, garantindo um salto dos atuais 3% para 16% da coleta e tratamento de esgoto. Para isso, a estação de tratamento de esgoto Seminário com capacidade de tratar até 32 litros de esgoto por segundo será inaugurada ainda em 2022, beneficiando moradores dos bairros Seminário, Vila Alta e Conjunto Vitória Nossa. Os trabalhos também incluem obras de interceptores no bairro conjunto Vitória Nossa, bem como melhorias e retrofit de redes que já estão implantadas. 

Desde a chegada da empresa na cidade, foram investidos mais de R$ 4 milhões em melhorias de redes, revitalizações de estações de tratamento de esgoto (ETE), urbanização, novas tecnologias, equipamentos e capacitação das equipes. Tudo isso, para garantir uma maior eficiência operacional no tratamento de esgoto da cidade. A perspectiva para 2023 seguir ampliando o sistema, cumprindo as metas estabelecidas no contrato de concessão com o poder concedente. 

SOCIAL – A população é a grande aliada neste trabalho. A empresa tem feito reuniões frequentes com a comunidade para apresentar como serão as ações da obra, benefícios e importância da conexão. Além disso, todos os moradores de regiões vulneráveis estão sendo cadastrados na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na fatura de água e esgoto.

As lideranças comunitárias ganharam um papel de destaque na nova forma de relacionamento da Ambiental Crato com a cidade. Mais de 80 líderes de diversos bairros da cidade integram o programa “Afluentes”, que criou um elo entre comunidade e a concessionária.

A maior proximidade entre concessionária e comunidade resultou em benefício para ambos. “Desde que iniciamos nossa operação no Crato, temos trabalhado de forma muito próxima da população, através dos nossos canais de atendimento, projeto Vem com a gente, Porta a Porta, Tarifa Social, Afluentes e Portas Abertas. A gente entende que para prestar um bom serviço, é preciso estar próximo da população. E os líderes são profundos conhecedores de suas comunidades e conseguem trazer as demandas de onde moram. Eles nos repassam esses dados e a equipe dá um tratamento diferenciado. Ter uma comunicação constante - antes, durante e depois - com as comunidades é a nossa forma de trabalhar”, explicou o diretora-presidente, Carolina Serafim.

O contato direto entre a empresa e as lideranças comunitárias têm resultado em diversos tipos de parceria. No mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, foi realizada uma manhã solidária na Associação Ecos de Esperança, na comunidade Alto da Penha. Na oportunidade, a empresa lançou seu programa de Voluntariado, envolvendo mais de 50 colaboradores e proporcionando uma manhã divertida para cerca de 500 crianças entre 3 e 14 anos. Entre as atividades a ação contou com educação ambiental, brincadeiras, pinturas e oficina de bombinhas de semente.

RELACIONAMENTO – Um mês após iniciar os trabalhos na cidade, a Ambiental Crato colocou na rua um de seus principais projetos de relacionamento, o Vem com a Gente. Em dois meses, aproximadamente 900 atendimentos de forma itinerante, cerca de 500 clientes realizaram negociações de dívidas e mais de 3 mil instalações de hidrômetro foram realizadas. O equipamento contribui para um sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. A dona Joana D’arc, moradora do bairro Seminário agradeceu a visita da equipe e colhe resultados positivos com o novo equipamento. "Eu não tinha cuidado com o consumo. A água tem que ter controle também”, contou ela, que é moradora há mais de 20 anos.

As equipes do Vem com a Gente estão atuando no bairro Seminário, oferecendo serviços como negociação de débitos, instalação e substituição de hidrômetros e o cadastramento da população de baixa renda na Tarifa Social. O objetivo é visitar em três anos todos os bairros do município. Também são dadas orientações para o consumo consciente de água e esgotamento sanitário aos moradores.

De acordo com o diretor executivo, Renee Chaveiro, o desafio é elevar os índices de saneamento. "Hoje, somente 3% de todo esgoto gerado é tratado, e isso tem impactos na saúde e no meio ambiente. Desde o início da operação, tivemos todo o cuidado de entender a situação das estações para garantir que estivessem aptas a receber este efluente. Então, nossas equipes têm identificado o que precisa ser melhorado, do ponto de vista urbanístico e tecnológico. A ETE Seminário recebe investimento elevado, pois será a estação com maior vazão. Afinal, esgoto bem tratado é meio ambiente bem cuidado”, finaliza.

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