A educação patrimonial é o novo compromisso do projeto “Canto de Reis”, que chega à 8ª edição com um histórico de contribuir para o fortalecimento da relação popular do homem com o sagrado, tradicionalmente presente na cultura popular do Cariri.
O projeto traz a comunhão de iniciativas de ampliação, difusão e incentivo ao folguedo mais expressivo do Cariri: o reisado. Desde 2014, o “Canto de Reis” realiza vivências educativas e artísticas, visando o fortalecimento das tradições e a preservação do patrimônio imaterial da região.
Participam da 8ª edição 13 grupos de reisado, dos quais, 10 de Juazeiro do Norte, 02 do Crato e 01 de Barbalha. Um desses grupos - de Juazeiro do Norte - vai receber novos trajes e adereços, como figurinos, calçados, coroas e espadas.
De 05 a 12 de dezembro, 9 desses grupos vão realizar apresentações em 8 escolas públicas de Juazeiro do Norte e do Crato. Em cada escola, além de assistir ao espetáculo do grupo de reisado, que terá cerca de 1h de duração, os estudantes vão apresentar aos mestres e brincantes o trabalho que produziram durante a imersão sobre a tradição.
0 Comentários