Memória - Os finais de semana no Cratinho de Açúcar

Praça da Sé - Acervo Lúcia Castro.
Por: Adeildo de Sousa

Do final da década de 70 a meados dos anos 2000, dispúnhamos de inúmeros espaços de diversão e entretenimento locais, que ditavam os fins de semana Cratenses.

No quesito cinema, tínhamos os saudosos cines Cassino, Araripe, Moderno, Educadora e SESI, com suas exibições clássicas e sempre com um grande público assíduo. Destaque para as películas de maior sucesso exibidas naquela época: "E o vento levou", "Matar ou Morrer", "Sansão e Dalila", “Paixão de Cristo”, "Sete homens e um destino", “Dança com Lobos”, dentre outras.

A noite cratense também podia ser desfrutada nos logradouros locais, com destaque para as praças Siqueira Campos, Cristo Rei e Praça da Sé, principais redutos da juventude e boemia daquele Crato pretérito.

No âmbito musical/festivo, iniciavam às quintas-feiras, prestigiando a tradicional seresta da Peixada do Siebra, situada no Conjunto Novo Crato. Nas sextas, era a vez de curtirmos as festas no Calçadão do Crato e Parque Municipal (Quadra Bicentenário), “Tertúlias” no Aquárius, Gaibu, AABB ou Crato Tênis Clube, embaladas pelo som mecânico de Cid Som, Roberto Batata, ou pelos conjuntos Os Sesianos, Musisom e Ases do Ritmo.

Os tradicionais forrós também davam a tônica dos eventos festivos daquele período, onde reuniam um público cativo no famoso “Forró da Asa” ao som do Trio Matias, “Circuitões do Forró” no Gaibú Avenida, com as bandas Magazine, Azimuth, Baião de dois e Baby Som. Anualmente no mês junino, entrava em cena o tradicional São Pedro do SESI, também de saudosa memória.

As saudosas boates/salões de danças que fizeram história na Princesa do Cariri destacamos o Raio Laser, Rapsody, Sede da Coca-Cola e Dragão Danças. Outros espaços de entretenimento também de grande relevo entre as décadas de 80 a 2000, foram o Xá de Flor, Bar Rosto, Navegart e Flor de Piqui.

Ainda no fim de semana, era a vez de se deliciar com a vasta culinária servida nos restaurantes do Gaibú Avenida e Centro, Neném da Guanabara, Chico da Cascata, Crato Tênis Clube, Peixada do Siebra, Algo Mais e Pau do Guarda. 

Os balneários localizados nos pés-de-serra eram também bastante procurados para momentos de lazer e desfrute da natureza, nos aprazíveis clubes Serrano, Grangeiro, AABEC, Itaytera, Nascente e Cascata do Crato.

Doces lembranças de um Crato pretérito, tão rico cultural e socialmente.

Adeildo de Sousa é historiador e Pesquisador.

CTC - Acervo Adeildo de Sousa.

Calçadão - Acervo Lúcia Castro.

Nascente - Acervo Adeildo de Sousa.

Cine Moderno - Acervo Carlos Rafael Dias.

Cine Moderno - Acervo Nélio Falcão.

Flor de Piqui - Acervo Padre Roserlândio.

Navegart - Acervo Luiz Carlos Salatiel.

Gaibu -Acervo Nélio Falcão.

Serrano - Acervo Nélio Falcão.

Aquarius - Acervo  Adeildo de Sousa.

Parque Municipal - Acervo Carlos Rafael Dias.

Xá de Flor - Acervo Carlos Rafael Dias.

Praça da Sé - Acervo Lúcia Castro.

Dragão Danças - Acervo Duclier Leal.

Sesi - Acervo IBGE.

Chico da Cascata - Acervo Desconhecida.

Praça Siqueira Campos - Acervo Lúcia Castro.



Postar um comentário

1 Comentários