Ao trocar o serviço elétrico convencional pelos painéis fotovoltaicos o cliente terá uma economia de até 90% na conta de luz
A Labtec é uma das empresas do cariri que fornecem serviços de energia solar à residências e empresas /Reprodução. |
O consumo sustentável de energia está mudando a partir de agora. O sistema de energia solar é uma realidade em um momento em que pessoas e empresas pensam em aderir não só para fugir das altas contas de energia produzidas pelas hidroelétricas, como também trazer benefícios ao meio ambiente reduzindo os impactos ambientais. O Cariri não fica atrás quando o assunto são o uso de energias renováveis.
Segundo Rodrigo Otávio, proprietário da Labtec, uma empresa de energia solar nascida no Cariri, na região existe um mercado bastante competitivo para essa área.
“O mercado do Cariri é bem complexo. O Mercado de renováveis no Cariri é um mercado crescente, é um mercado muito bom”, observa o empresário que há três anos fixou residência no Crato para montar sua empresa e atender demandas da região.
Fatores que contribuem para o mercado crescente são a diversidade de empresas, como a dele, características ambientais e climáticas colaboram para que o Cariri seja um pólo de geração de energia solar.
Segundo Rodrigo, a região está chegando a um grau de investimento crescente, comparando-se à Fortaleza. Rodrigo possui um extenso currículo nesse assunto com formação em engenharia elétrica e diversas especializações na área de Energias Renováveis.
Natural de Fortaleza, já trabalhou levando consultoria ao Ministério das Comunicações em projetos para pequenas comunidades do interior do Brasil. No Cariri, investiu na área de Tecnologia da Informação (TI), que também possui conhecimento, mas não conseguiu êxito por conta de ser um mercado pouco valorizado. Mas foi através de uma reportagem sobre o tema de energias sustentáveis que suas ideias começaram a fluir para abrir uma empresa desse ramo.
Hoje a empresa possui diversas parcerias com companhias do Brasil e do exterior que fornecem equipamentos, painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade como os produzidos pela Jinko, fabricante chinesa – umas das maiores do mundo, e Canadium , terceira maior fabricante alemã. Além de energia solar, a empresa também trabalha com Gestão Ambiental e Gestão de Fatura para empresas e residências.
Custo benefício
Segundo o empresário, ao trocar o serviço elétrico convencional pelos painéis fotovoltaicos o cliente terá uma economia de até 90% na conta de luz. E durante a noite o consumo de energia tem que se dar através da rede elétrica normal. Um painel solar tem durabilidade de até 25 anos, além da manutenção que é pouco frequente.
Para o empresário, o custo da energia convencional, distribuído pelas concessionárias e gerado pelas hidroelétricas e termoelétricas, é muito alto para o consumidor final por conta principalmente das altas cargas de tributos como PIS, Cofins e ICMS. Outro problema também é quanto ao desperdício em que “mais de 50% da energia gerada no país é desperdiçada dentro do contexto de geração, distribuição, conversão e consumo”, explica Rodrigo.
Por meio da energia solar, os custos são quase nulos porque o próprio consumidor gera sua energia, além disso o sol é uma fonte infinita de eletricidade. “Você reduz Pis, Cofins, ICMS, iluminação pública, imposto sobre transmissão...Gerar sua própria energia é de extrema importância”, justifica.
Quer saber mais?
LABTEC - Energias Renováveis
Whasaap: (88) 9 9496-5920
0 Comentários