Janeiro Branco: Psicóloga lista cuidados com a saúde mental e emocional

Psicóloga lista cuidados com a saúde mental e emocional
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas.

Por isso, janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. Beatriz Vasconcelos, psicóloga do Hospital São Camilo Fortaleza, destaca alguns cuidados que podem ajudar a manter a qualidade da saúde mental.
Segundo a psicóloga, a prevenção vai desde cuidados básicos, como fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, estar perto de pessoas queridas, estar inserido em grupos de amigos que trabalhem questões saudáveis, fazer algum acompanhamento psicológico, ter algum tipo de frequência em questões relacionadas à fé.
“Todos estes são meios para se prevenir uma ansiedade, uma depressão, um burnout, por exemplo, porque contribuem para o fortalecimento de uma rede de apoio e, assim, faz com que a pessoa tenha mecanismos de enfrentamento para situações adversas”, explica Beatriz Vasconcelos.

“Exercer o autocuidado mental é importante. Desde fazer uma meditação, por exemplo, existem várias práticas que a gente pode estar inserindo, que fazem bem para aquela pessoa. Ter cuidado com alguns pensamentos distorcidos, tentar se distanciar de pessoas e coisas que podem ferir, tentar trabalhar questões do passado que todo mundo tem”, orienta.

Um dos hábitos que a psicóloga recomenda para colocar em prática, além do autocuidado, é também se colocar à disposição para ouvir e ajudar o outro. “Quando fazemos isso, ajuda-se o próximo e a si mesmo, porque se ressignifica algumas questões pessoais. Fazer algum tipo de trabalho social também faz muito bem para o suporte emocional e mental da pessoa”, orienta a especialista.

Postar um comentário

0 Comentários