Crato inicia capacitação para a implantação da Patrulha Maria da Penha no município. |
Com o objetivo de prevenir a violência contra à mulher, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, está realizando o I Curso de Capacitação Profissional de Operador Guardiã da Mulher do Programa Patrulha Maria da Penha. A capacitação tem como público alvo a Guarda Civil Metropolitana (GCM).As aulas acontecem nas dependências do Tiro de Guerra, onde tiveram início no dia 18 de outubro, e vão até o próximo dia 22 de outubro.
A metodologia é organizada em textos fundamentais, debates, análises de casos, interações tecnológicas e metodologias ativas, e avaliações individuais e em grupos, os participantes do curso terão um conteúdo que trabalha a legislação Federal, Estadual e Municipal; medidas protetivas; tipologias de violência; perfil do autor da violência; entre outros.
O Guarda Civil Metropolitano Oliveira, participante da capacitação, ressaltou a importância da implantação do programa da Patrulha Maria da Penha para o município. "Essa patrulha vem encorajar as mulheres a denunciarem os agressores, estimular para que elas façam a denúncia", disse.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, o diferencial do Programa Patrulha Maria da Penha do município do Crato é trabalhar o apoio e o socorro. "Temos que estar imbuídos de chegar, apoiar e de socorrer essas mulheres".
A capacitação conta com a parceria do Centro de Referência da Mulher (CRM); OAB Subsecção Crato; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS); e do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NUDEM).
0 Comentários