Tia do prefeito do Crato, Expedita Brasil, morre aos 100 anos

Expedita de Sousa Brasil, 100 anos | Reprodução Redes Sociais.

Por Ronuery Rodrigues

Expedita de Sousa Brasil, 100 anos, morreu em Fortaleza, nesta quarta-feira(16). Ela é esposa do ex-vereador já falecido, Aloisio Brasil, mãe adotiva de Catarina Maria de Sousa, e de Fernando Brasil que exerce mandato de vereador. Maria de Fátima, Antonia Brasil e Aparecido Brasil, que também foi vereador, receberam o afeto e a educação da Dom-quintinense.

Dona Expedita, como era conhecida, nasceu em 22 de fevereiro de 1921, em Ipueiras, hoje Dom Quintino, que fica a 25km da sede de Crato. Ela era filha de Belisario de Sousa Costa e Ana Maria de Sousa. A mãe era filha de Raimundo Nonato de Souza, o Coronel Raimundo Chico, que é considerado como fundador do distrito. Ele, inclusive, foi Intendente de Caririaçu entre os anos de 1913/1914. Ela era a única neta viva do fundador.

Expedita era uma mulher dócil, humilde e paciente, não se envolvia em grandes questões políticas e sempre se mostrou uma grande companheira do esposo Aloísio.

Dona Expedita é tia do prefeito Zé Ailton de Sousa Brasil. O gestor Cratense que nasceu no Boqueirão, traz em sua genética o sangue político das duas famílias comanda o município em seu segundo mandato e forjou como um exímio político.


Postar um comentário

0 Comentários