O Salto do Ator, “O Método Andrea Avancini”, ganha o Brasil no formato digital


Da Redação

No ar como a Yarin de “Gênesis”, novela da Rede Record, Andrea Avancini, atriz vencedora de dois Troféus Nelson Rodrigues, coleciona em seu currículo mais de 30 novelas e minisséries como atriz, em 39 anos de carreira. Reconhecida como uma das maiores especialistas na formação e mentoria de atores, Andrea lançou esse ano seu método de atuação “O Salto do Ator” em uma plataforma digital on-line para todo o Brasil. 

 Professora de uma das escolas de atores mais importantes do país, a CAL, e com mais de 13 mil alunos formados por ela em seus 25 anos de mentoria de atores, Andrea desenvolveu sua metodologia ao longo de quase quatro décadas de trabalho como atriz nas maiores emissoras de televisão do país – Globo, Record, SBT e na extinta TV Manchete. 

“Eu fui colhendo informações fundamentais com tantos profissionais incríveis que fizeram parte da minha jornada como atriz para criar o meu Método de trabalho - o que funciona, o que é mais eficaz e o que traz mais resultados positivos para esses jovens atores. Sou professora e mentora de atores há mais 25 anos e, com os meus alunos, pude estudar, pensar, experimentar e desenvolver uma didática que preparasse atores para o mercado de trabalho, tanto artística quanto profissionalmente”. 

Consagrada por performances marcantes, Andrea Avancini é conhecida por sua habilidade técnica na construção de personagens complexas e conflituosas traduzindo, principalmente através daquele que é o maior recurso que um ator possui – seu olhar -, um repertório preciso de emoções que imediatamente criam um link poderoso entre sua personagem e o grande público.

“É através do olhar que a nossa personagem se comunica. Mesmo sem palavras, é no olhar que a gente se reconhece como ser humano. É através do olhar que revelamos ao público como a nossa personagem enxerga os outros personagens, como ela é vista pelas outras personagens da história e, principalmente, como nossa personagem será vista pelo público”. “O olhar é a forma de comunicação mais potente de um ator na linguagem do cinema e da TV, porque tá no nosso close. Não tem como mentir pra câmera. Se a personagem não tiver em cena de verdade, com emoção, com seu DNA, a câmera capta. Os Olhos da Câmera são muito precisos”, argumenta. 

Um dos grandes sucessos do seu método, de sua técnica, pôde ser visto recentemente na novela “Amor sem Igual”, da Rede Record, onde Andrea interpretou a mãe coragem Zenaide – uma mulher aparentemente simples e pacífica, mas que, ao longo da trama, se revela cheia de camadas de emoções arrebatadoras à medida que vê sua família à beira do abismo graças aos problemas gerados por seus filhos.  Uma personagem eleita pelo público como um dos grandes destaques da novela, e que certamente chegou a suas mãos graças ao sucesso e capacidade técnica da atriz na construção de personagens como a ardilosa Zilpa, de “José do Egito”, da Rede Record, da selvagem Eugênia, de “Xica da Silva”, da Rede Manchete, e da portuguesa Delfina de “A Padroeira”, da Rede Globo.    

É assim, vivendo na própria pele o método que ela mesma desenvolveu - transformando em aulas sua experiência como atriz e diretora -, que Andrea traz, completamente mastigados, todos os fundamentos necessários para que o ator aprimore sua a arte; para que ele desenvolva, num trabalho mais profundo e consistente, suas próprias capacidades em relação à construção de uma personagem. Com seu método, Andrea divide, com jovens e grandes atores, os caminhos que devem ser percorridos para a composição de uma personagem potente e densa - com o entendimento preciso do que o ator tem que contar -, e, mais especificamente: como contar essa história através da emoção e da verdade da personagem.  

 “Eu posso ter visto vários atores fazendo cenas parecidas, com a mesma carga dramática, mas sempre que eu vejo um ator fazer a cena com verdade, com alma e com emoção, eu paro pra ver; a equipe no estúdio para pra ver, porque vira um momento único! Quando isso acontece, deixa de ser uma personagem em cena e se torna uma pessoa de verdade”, Andrea enfatiza. 

Humanizar a personagem, Verdade e Emoção são palavras que Andrea traz em seu vocabulário como pilares na busca de um trabalho artístico de excelência, de profundo estudo e dedicação pelo oficio do ator - uma arte que se faz tão necessária nos dias atuais. Fazer o público pensar, transformar de alguma forma quem está assistindo, é o grande desafio nessa jornada. “O Ator não pode ter medo de arriscar, porque se ele não arrisca grande, ele pode até não errar grande, mas ele nunca vai acertar grande. Pra isso precisamos conhecer quem é a nossa personagem de forma profunda. Grandes Atores fazem isso!” 

 “Eu adoro o Anthony Hopkins” – revela Andrea. “Ele é um desses grandes atores que criam essas camadas profundas da personagem, com tantas cores que a gente olha e fala: caramba, que personagem é essa? Que ser humano é esse?! E de tão profunda e rica a composição - o trabalho do ator -, a gente fica com vontade de conhecer essa personagem! Se a gente não faz isso, a personagem fica chata, boba. Grandes personagens têm grandes conflitos! Tem profundidade, tem várias camadas! Até o mocinho tem que ter conflitos! Temos que buscar cavar cada vez mais fundo, porque é assim que conseguimos encontrar os maiores tesouros das nossas personagens.” Segredos colhidos por Andrea Avancini através da paixão, de sua busca pessoal pela excelência na arte do oficio de atuar, e que agora ela divide com alunos espalhados por todo Brasil, e pelo mundo, através de sua plataforma “O Salto do Ator”.         

Quer saber mais sobre a arte da interpretação e construção de personagens? Conheça o site do Método Andrea Avancini, “O Salto do Ator”: metodoandreaavancini.com

"O Salto do Ator - Cariri"

Maiores informações no

(85) 996973559 - Henrique Barbosa 


Postar um comentário

0 Comentários