Hoje na História- 75 anos da fundação da Floresta Nacional do Araripe

Por Adeildo de Sousa 

Há exatos 75 anos, era fundada a Floresta Nacional do Araripe - Apodi, mais conhecida como Flona Araripe. 

Foi criada pelo então presidente general Eurico Gaspar Dutra, através do decreto 9.226, datado de 02 de Maio 1946.A partir daquela célebre ocasião, nossa região passava a contar com a primeira floresta nacional do Brasil. 

O objetivo macro da sua fundação foi à preservação dos recursos florestais locais e para manter as nascentes d'água que irrigavam os vales. Com a instituição da Flona, ficava proibida a prática de desmatamentos. 

Antes da sua criação, só existiam os Parques Nacionais (PARNA) de Itatiaia (1937), Iguaçu e Serra dos Órgãos (1939) e a Reserva Biológica (REBIO) de Sooretama (1943). 

O nome Araripe "rio das Araras", foi dado pelos índios tupis, embora os habitantes daquela região fossem os índios da nação Cariri. 

A Flona Araripe é um dos últimos redutos de Mata Atlântica do país. De tão vasta, alcança áreas do Ceará e Pernambuco - chegando aos municípios de Crato, Barbalha, Jardim, Santana do Cariri e Araripina. Tem um total de 39 262,326 hectares.  

A área de preservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Seu acesso se dá por via terrestre pela CE-292, que liga o Ceará ao estado de Pernambuco.

Referências:

Plano de Manejo Flona Araripe. Disponível em <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/flona_araripe_pm_sum1.pdf>. Acesso em: 09 Mai.2016.

Fotografia: Acervo George Macário de Brito.

Texto e Pesquisa: Adeildo de Sousa – Historiador e Pesquisador.


 

Postar um comentário

0 Comentários