Cariri registra aumento no número de professores eleitos em 2020

Em Mauriti, o professor Romário Alencar foi reeleito para o segundo mandato como Vereador

Romário Alencar foi reeleito vereador em Mauriti pelo PDT/ Reprodução.
Por Leandro Oliveira/Ronuery

Em toda a região do Cariri, o número de professores que passaram a ocupar as câmaras municipais cresceu nas eleições de 2020 em meio a pandemia do Covid19. Todas as informações constam na base de dados do TSE. 

Em Mauriti, o professor de Ciências Biológicas, Romário Leite Alencar, 34 anos, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), se reelegeu com 978 votos para o segundo mandato como vereador.

Romário Alencar, entrou na vida pública em 2016, quando era professor de biologia na Escola Eunice Maria de Sousa Freitas, localizada no Distrito de Palestina do Cariri.  Ele foi eleito vereador pelo PSDB com 1.268 votos e ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal de Mauriti.

No início de 2020, o parlamentar filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista- PDT. Ainda de acordo com o TSE, o PDT lidera em toda a região do Cariri com o maior número de vereadores eleitos, destacando a cidade de Brejo Santo.

Em entrevista ao Portal Papo Reto Cariri, Romário Alencar destaca que um dos motivos de ter saído do PSDB, foi a diminuição de filiados que o partido vem tendo em Mauriti desde 2016, e reitera “A maioria dos candidatos filiados ao partido haviam migrado”. Ainda segundo ele, o PDT é centro esquerda e atualmente é um dos partidos novatos que mais cresce em todo o país. 

Ao ser perguntado sobre os projetos de lei que foram protocolados durante o primeiro mandato, o vereador destaca uma ação que reconhece os pontos ecoturísticos de Mauriti, e cita: Açude do Quixabinha, Pedra da Letra, algumas nascentes no Coité e um riacho no Buritizinho. 

Segundo ele, um outro projeto também foi protocolado no segundo   mandato, o “Mulheres de Fibras” que busca oportunidades de capacitação e abre espaço no mercado de trabalho, principalmente para as mulheres vítimas de violência doméstica.

Quando questionado sobre a diminuição no número de eleitores em relação a primeira votação, Romário Alencar, afirmou que essa diferença foi devido às restrições na campanha eleitoral em detrimento da pandemia, bem como do tamanho do partido. E conclui dizendo: “a população ouviu o meu recado, reconheceu o meu trabalho e fui reeleito”.


Postar um comentário

0 Comentários