Vereadores de Várzea Alegre desaprovam projeto que previa Orçamento Impositivo no município

Plenário da Câmara José Caetano | Foto: Laece Oliveira

Por Ronuery Rodrigues

Os vereadores de Várzea Alegre, desaprovaram, nesta quarta-feira, (3.Março), por 9X4, projeto de emenda à Lei Orgânica do município, que permitiria os vereadores indicarem emendas impositivas no Orçamento Municipal.

De acordo com o Projeto 1,2% das receitas correntes liquidas do município deveriam ser reservadas para os parlamentares, e, obrigatoriamente metade dos valores aprovados por vereador serem destinados as ações e serviços de saúde. Com a desaprovação, os vereadores deixam de indicar, anualmente cerca de R$ 80 mil para atendimento de demandas das comunidades.

A matéria foi apresentada pelo vereador Marcelo Fledson - Progressista, subscrita pelos vereadores de oposição. Esta é a terceira vez que o projeto é derrubado. Para o autor da propositura, houve interferência do gestor municipal para desaprovação da emenda.

“Com certeza, houve a interferência do prefeito municipal pra que essa matéria não fosse aprovada. E principalmente a interferência porque foi apresentada por mim, vereador de oposição, no qual faz uma oposição ao prefeito municipal aqui. Que ele [Zé Helder] não admite essa oposição”.

No município vizinho, Cedro, o Orçamento Impositivo já é uma realidade e tem surtido efeito positivo na concessão de benefícios para comunidades, segundo explica o vereador Zé Araújo – Progressistas, que participou da sessão.

“Nosso município, do Cedro, tá dando certo. Nós trouxemos essa ideia da ABRACAM(Associação Brasileira das Câmaras Municipais) em Brasília, e hoje o município do Cedro implementou e tá conseguindo dá fluidez e dá saída nessas demandas dos vereadores que são demandas do povo”.

O jornalismo do Papo Reto Cariri não obteve resposta do Presidente da Câmara, Alan Salviano – MDB, até o fechamento dessa matéria.

Postar um comentário

0 Comentários