Arte Criação Agência PRC. |
Por Ronuery Rodrigues
As zero horas deste sábado, 13 de março, começou a valer em todo o estado do Ceará o Lockdown, determinado pelo Governador Camilo Santana-PT. A medida para conter a circulação de pessoas é uma tentativa de diminuir o avanço do Coronavírus.A determinação segue até o dia 21 de março e estabelece o que pode funcionar.
Este termo inglês que tivemos que nos apropriar desde o ano passado, já era
esperado pela população do Ceará, especialmente do Cariri.Essa espera, de
longe, fez lembrar um ritual cansativo da escolha do Papa, que acontece quando o
sumo pontífice morre ou renuncia.Quem escolhem são os cardeais e os fieis ficam na expectativa.
Em se tratando de espera e de rito, aqui no Cariri, inicialmente existiu um ritual para a adoção do Lockdown.O ritual contou com reuniões cansativas dos prefeitos com a cúpula estadual.A grande maioria dos gestores decidiram por não decretar o fechamento, conforme informou a imprensa Caririense.
No entanto, na quinta-feira,11,o governador Camilo anunciou a publicação da Determinação Estadual sobre o fechamento em todo estado.Uma surpresa para aqueles que ainda tinham uma “fezinha”, de que as coisas pudessem voltar ao normal o quanto antes. Expectativa quebrada pois a situação ainda é alarmante. O estado registra altos números contaminação pela Covid19 e as UTI´s estão cada vez lotadas.
Pronto. O Lockdown começa no sábado! E como em uma contagem regressiva, foi decretado isolamento em todo o estado.Assim, do Palácio da Abolição fez-se ecoar da capital para o interior, uma parte da locução latina unida a uma palavra inglesa que diz: “Habemus Lockdown”, já temos lockdown, escreve um bem-humorado Cearense.
E sendo assim, cabe a todos os fiéis filhos da Terra do Sol, cumprir as regras, usar máscaras, respeitar o distanciamento social, por um motivo maior - Salvar suas vidas!
0 Comentários