HOJE NA HISTÓRIA: Há 31 anos, falecia Luiz Lua Gonzaga, O inesquecível rei do Baião

 
Reprodução Luiz Gonzaga

Por Redação| Adeildo de Sousa

Sua partida ocorreu ás 05h20min da manhã do dia 02 de Agosto de 1989, no Hospital Santa Joana, em Recife, depois de meses de luta contra a osteoporose.

Após o seu corpo ter sido velado no Recife, veio de avião para Juazeiro do Norte, onde também recebeu inúmeras homenagens. Na sequência, fez passagem pelas ruas do Crato, sendo novamente homenageado, e depois, seguiu para Exu, onde ocorreu seu sepultamento.
 
Sua relação com nossa cidade data do início de sua carreira, em meados da década de 40. Quando criança vendia cordas com o pai na feira do Crato.

Já adulto e famoso, fez inúmeras apresentações que ajudaram em muito a cidade, seja no viés de divulgação, seja para obras sociais. Essa relação se estreitou ainda mais com a Exposição do Crato, que era parada obrigatória do rei todos os anos. Chegou inclusive a eternizar seu amor pelo Cratinho, na belíssima canção “Eu vou pro Crato”.

Na imagem acima, um registro do rei feito na cidade do Crato, por volta dos anos 70, no antigo estúdio de Telma Saraiva.

Adeildo de Sousa é Historiador e Pesquisador
Administrador da Página Crato de Ontem.

Postar um comentário

0 Comentários