Inteiramente online, espetáculo “UM GRITO AO VIVO” repercute entre o público e a mídiaTemporada se estende pelos próximos dias 7, 8, 14 e 15 de agosto, com apresentação comacessibilidade em audiodescrição nos dias 21, 22 e 23.
Redação
A CiaTeatral Confraria Tambor,de Uberlândia,teve excelente repercussão entre os amantes do teatro,com a estreia do novo espetáculo“UM GRITO AO VIVO”,apresentado com transmissão online pelo Youtube. O impacto positivo do grupo,que trouxe o teatro para dentro da internet e das casas de cada um da plateia, também reverberou na mídia brasileira e internacional,como Portal GMCOnline, SP Escola de Teatro e NewsUpNow. “Eu me senti fazendo parte de algo muito grandioso, foi incrível”, declarou GiovannaTrevelin, editora do Jornal Integração,de Itapetininga (SP).
O artista visual de SãoLuís (MA), Dinho Araújo, também expressou sua admiração: “Em comum com a linguagem metafórica de Guarnieri (Gianfrancesco,autor do texto original), a montagem da Confraria assume o metateatro como recurso para falar sobre a resistência do fazer teatral na precariedade extrema. ”Durante entrevista para o canal NewsUpNow,da Califórnia,EUA,o repórter Gleidson Martins levantou também a importância de se refletir sobre alguns pontos presentes na sociedade atual, como a solidão e a violência.
A temporada continua por mais três semanas, todas as sextas e sábados, às 20h. Para assistir, basta adquirir o ingresso por meio de uma bilheteria democrática, com os valores de R$0,00 a R$50,00. Desta forma, é o público que decide quanto pode e quanto acha que deve contribuir. Os ingressos das já estão disponíveis
no site Sympla. “UM GRITO AO VIVO” é um a alusão contemporânea para“Um grito para donoar”, de Gianfrancesco Guarnieri (1973).
Seguindo aspectos anteriores de seus espetáculos, em confluência a metalinguagem/meta-teatro do texto de Guarnieri, o espetáculo dá voz, corpo e cor a grupos sociais oprimidos no país. Além disso, busca um diálogo com o público sobre as dificuldades enfrentadas por um grupo de atores que, com o fechamento dos teatros, precisa adaptar seu ofício a um novo mundo, o virtual.
Apresentado inteiramente online, o espetáculo traz quatro atores em cena, interpretando personagens diretamente de suas casas, agora ambientalizadas para a cena teatral. O distanciamento social não está apenas na dramaturgia, mas também em todo o processo de produção, ensaios e apresentação, envolvendo profissionais de mais de 9 cidades, entre
Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
O ineditismo do trabalho coloca atores e espectadores num jogo de conectividade e des-conectividade. A instabilidade da rede de internet será um fator vivenciado não apenas pelos personagens da peça,mas também pelos próprios atores e espectadores. A temporada conta ainda com apresentações com acessibilidade em audiodescrição, especialmente transmitidas nos dias 21, 22 e 23 de agosto (sexta a domingo). Todas as recomendações de distanciamento social são respeitadas durante as apresentações.
Mantenha-se informado nas mídias sociais da Cia.Teatral Confraria Tambor (Instagram e
Facebook)
ou pelo site oficial: www.ciaconfrariatambor.com.br
SINOPSE “UM GRITO AO VIVO (2020)
é uma alusão contemporânea para “Um grito para donoar” de Gianfrancesco Guarnieri(1973).As discussões atemporais do autor, com os anseios e reflexões da Cia Teatral Confraria Tambor, buscam dialogar com público as dificuldades enfrentadas por um grupo de atores que, com o fechamento dos teatros, precisam adaptar seu ofício a um novo mundo, ao ONLINE.
O diálogo se dá a partir dos movimentos de quatro artistas/cidadãos/homen /gays, em quatro casas e perspectivas diferentes, li dando com os mesmos problemas enfrentados por qualquer pessoa do mundo que queira se comunicar com um ente querido, colegas de trabalho ou amigos:tipo de conexão e variação de qualidade de som e imagem. Mas, assim como o resto do mundo, continuam suas vidas e profissões. Com muita crítica e humor, o espetáculo perpassa por três planos narrativos, levantando temas como: amor, violência, erotismo, solidão e preconceito, através de interpretações, que variam de um naturalismo/ hiperrealismo a um expressionismo imagético.
0 Comentários