Seminário da Sagrada Família -Hospital Manuel de Abreu e a presença dos Alemães em Crato


Reprodução :Acervo
Por Redação | Adeildo de Sousa (historiador)

O prédio onde funcionou o antigo Hospital Regional Manuel de Abreu, antes deste, foi o Seminário Apostólico da Sagrada Família (Seminário dos Padres Alemães). Mas, quem foram esses sacerdotes? Qual sua ligação a cidade do Crato? Os missionários alemães chegaram ao Crato no início dos anos 40, com a finalidade de dar continuidade ao seu trabalho de formação e evangelização, sob o signo da Sagrada Família (Ordem religiosa fundada na Holanda em 1895, pelo Padre francês Jean Berthier).

Aqui, após autorização do bispo cratense Dom Francisco de Assis Pires, construíram a partir de 1946, um majestoso edifício de arquitetura alemã que chama atenção até os dias de hoje, pela sua imponência e beleza. A edificação foi inaugurada em 07 de julho de 1948. A localidade escolhida para erguer o seminário era denominada de Sítio Recreio, subúrbio do Crato.

O Seminário dos Padres Alemães destacava-se pelo excelente trabalho de formação religiosa, aliado à oficinas de trabalho que eram dotadas de padarias, hortaliças e pomares. Sua capela era uma das mais belas e procuradas da cidade, para a realização de eventos diversos.

A localidade era dirigida pelo padre Xavier Nierrhoff, sacerdote muito estimado pela população cratense, que por aqui viveu durante 21 anos (Presidiu o seminário até o ano de 1964, ocasião em que foi convidado a assumir o seminário de Carpina PE, e posteriormente, o bispado de Floresta – PE).

Além de prefeito de disciplina e reitor do seminário alemão, foi também professor da Faculdade de Filosofia do Crato e vigário das paróquias de São Vicente Férrer e São Miguel Arcanjo (Entre os anos de 1947 a 1948).

Outro sacerdote de grande apreço pertencente à Sagrada Família, foi o Padre Frederico Nierrhoff. Assim como padre Xavier, foi professor da Sagrada Família e vigário das paróquias São Vicente Férrer (substituindo Padre Xavier como 2º vigário) e São Miguel Arcanjo (1948 – 1968).

Durante o período em que estiveram presentes no Crato, os sacerdotes alemães realizaram uma infinidade de melhoramentos na cidade, que iam desde a construção de igrejas, escolas, creches e postos de saúde, tanto na cidade, quanto na zona rural do município. Conseguiram deixar uma grande contribuição sócio-religiosa e um enorme legado, que perdura até a atualidade.

Acervo: Cariri de Cima

Depois de 23 anos de intensa atividade local, a Sagrada Família suspendeu o funcionamento do seu educandário religioso e retirou-se do Crato, em 12 de janeiro de 1971.Em fevereiro de 1973, o local foi transformado no Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou até agosto de 2014, data da sua desativação.

Quando for efetivamente construído o futuro Centro Cultural Regional do Cariri, eis uma boa oportunidade de prestarmos uma justa homenagem a esses homens de Deus, que muito fizeram pela nossa cidade. Imaginemos o quão justo seria, ter o nome de um dos antigos sacerdotes alemães batizando o futuro centro cultural.

Postar um comentário

0 Comentários