Jornalista Amaury Alencar vai homenagear personalidades protetoras da Caatinga

Amaury Alencar é jornalista e blogueiro no Interior Cearense |Reprodução.

Por Redação |Informações Assessoria

As ações em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga terá um ponto positivo  para o desfecho dia 12 de Dezembro,  às 10h, no auditório 2 Dep. Almir Pinto da Assembleia Legislativa do Ceará, quando 19 pessoas serão reconhecidas como PROTETORES DA CAATINGA pelo blog do Amaury Alencar e o Site  Matheus Repórter Cariri,  sediados no município do  Crato,  na Região do Cariri, o evento contará com animação do coral da assembleia legislativa do Ceará.


Foram mais de 13 meses estudando e pesquisando a vida de cada um dos homenageados bem como o trabalho de educação ambiental e ações pertinentes ao Meio Ambiente implantadas e que deram continuidade em algumas das administrações municipais relata Amaury Alencar. 

Citamos o Projeto Jovens Protetores dos Mangues implantada há 22 anos no distrito de Bitupitá que se espalhou no município, até a presente data há continuidade no município de BARROQUINHA; o município de PIQUET CARNEIRO deu continuidade aos Projetos da Reciclagem, Reuso da Água (reinventado) e recuperação de algumas áreas degradas; ASSARÉ não esqueceu de dar continuidade aos Projetos Culturais da Terra do Patativa , está no distrito de Amaro com o Projeto Jovens Ambientalistas nascido na escola municipal local tendo continuidade, implantado pelo líder comunitário Lourismar.

O município de GRAÇA tem atuação marcante no trabalho de resíduos sólidos, reaproveitamento, reciclagem e replantio de árvores nativas do Bioma coisa comum nos demais municípios citados.

Já no município de PACUJÁ, o 3º menor em extensão territorial, situado na Região Norte do Ceará, desponta com o sucesso o Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá que extrapolou as fronteiras do Ceará sendo objeto de várias matérias de jornais e revistas, tornou-se conhecido por ocasião da sua apresentação na II CONFERÊNCIA DA CAATINGA realizada em Fortaleza. O nascimento das MANCHAS VERDES URBANAS DO BIOMA CAATINGA, o trabalho mobilizador de Educação Ambiental mudou radicalmente a geografia local.

São 320 crianças e adolescentes engajados nesse mutirão em prol do VERDE na cidade e município e são esses ATORES os responsáveis pela plantação de Árvores Nativas nas praças e jardinagens da cidade de Pacujá que está tornando-a um atrativo e orgulho para seus residentes e admiração para os visitantes. O aludido projeto é prioridade na atual administração.

Dentre os homenageados, temos a figura de Dona WÂNIA DUMMAR cujo carisma e trabalho em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga é inegável, dentro da sua atuação como profissional se destaca o trabalho em prol dos ÍNDIOS TREMEMBÊS que são a essência viva do Bioma Caatinga e um dos símbolos da RESISTÊNCIA assim como o Mandacaru, a Croa de Frade, o Facheiro entre outros. diretora presidente do Gurpo o Povo de comunicação.

Governador Camilo Santana, ambientalista Maria Dolores de Andrade Feitosa de renome nacional, Secretário de Meio Ambiente do Ceará Prof. Artur Bruno, Secretária Executiva da SEMA-Secretaria de Meio Ambiente do Ceará,  ex vice governador Domingos Filhos, Mônica Moreira de Aguiar, Maria Dias Cavalcante, Pe. João Jesuíno Marques que é Pároco da Igreja Matriz de São João Batista em Pacujá e com larga folha de serviços prestados ao nosso Bioma em vários municípios cearenses estão entre as Estrêlas dessa Constelação Ambiental.   Expedito José do Nascimento, ex- prefeito de Piquet Carneiro, consultor da Aprece associação dos municípios do Ceará, Anderson Palácio Secretário Executivo de turismo do Governo do Estado, Secretário Nelson Martins das relações Institucionais , deputado estadual José Sarto presidente da Assembleia Legislativa do Estado, além de outras personalidades.  

Postar um comentário

0 Comentários