“Batalha do Cristo” reúne a juventude e ressignifica a tradição poética do Cariri

Por Ronuery RodriguesUm movimento de rua independente, com apresentações ao ar livre, vem ganhando espaço na cena musical e cultural há cerca de quatro anos em Crato. A Batalha do Cristo - BDC, ligado à cultura Hip-hop, realiza mais uma edição no Largo da Refesa, no próximo sábado,20.

O evento visa propagar o Hip-Hop através da disputa poética entre dois Mc’s (Rimadores), sendo considerado como um grande palco aberto para as novas gerações de Rimadores, que enxergam o espaço como vitrine, ou única oportunidade para expressarem o que sentem e o que experienciam do mundo através da música.

Surge como um espaço de acolhimento e produção cultural para a juventude e busca levar cultura e voz à comunidade jovem e periférica do município. "O que era passatempo, virou um ato de resistência", afirma um dos idealizadores do movimento. Batalha ressalta o espírito aguerrido dos realizadores que se inspiraram na frase escrita no monumento que diz: "Nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade". 

Vários  artistas do Cariri já passaram pelo o evento, entre eles o rimador Juazeirense M Charles, Campeão da etapa nacional das Batalhas de Rima, maior evento da Cultura Hip-hop do Brasil. 

RETOMADA

Após um ano e meio de atividades interrompidas por conta da pandemia de Covid-19, a batalha  teve em setembro a permissão das autoridades para acontecer, seguindo protocolos sanitários. A final foi disputada entre os Mcs Oju e Jota, onde o primeiro sagrou campeão. 

A cada edição do evento chama a atenção o engajamento do público jovem, demonstrando a crescente demanda por espaços de lazer e cultura em Crato. O público reúne, pessoas de diferentes crenças, camadas sociais, posicionamentos políticos, todos reunidos em torno dos Mcs para ouvir a poética e as batidas.

Esse compartilhamento de saberes traz à luz uma nova cultura poética na cidade do Crato, município com uma longa e efervescente tradição cultural, um solo fértil onde se completam o popular, o erudito e as demais expressões da modernidade.

Batatlha do Cristo

Data: 20 de novembro de 2021.

Horário: 17h

Local: Largo da Refesa em Crato-CE.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que maravilha!!!
    Parabéns pela excelente idéia e realização!!!

    ResponderExcluir
  2. É de extrema importância matérias como esta ser compartilhada para a sociedade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir