Memória - José Rafael de Oliveira, o Coletor Fiscal do Ceará assassinado em Campos Sales, em 1958

 

Vida Panjermucana foi o primeiro Jornal de Aiuaba |Reprodução.


Por Jornalista Ronuery Rodrigues

Acho que você já ouviu falar na família “Rafael” muito conhecida em Crato. Pois bem, o Papo Reto Cariri traz uma breve memória de um Rafael, mais precisamente, José Rafael de Oliveira, natural de Bebedouro, hoje Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns.

Sobre esse Cearense, o Vida Panjermucana, primeiro Jornal do município de Aiuaba, prestou homenagem ao conterrâneo. Vida Panjermucana foi fundado em 1950 por aiuabenses, radicados no Rio de Janeiro. O jornal era editado na cidade maravilhosa.

A edição de abril de 1958 do periódico presta homenagem a José Rafael de Oliveira - o "Lele do Bebedouro" que foi assassinado em Campos Sales, em 8 de março do mesmo ano, no exercício de sua função de coletor fiscal do Estado do Ceará.

Diz o texto:

“Perdeu o Ceará um vulto eminente, perdeu Bebedouro um filho que soube honrar-lhe o nome com uma vida plena de trabalho e continuada operosidade, perdeu a família um protetor carinhoso e perdemos todos nós a esperança de render-lhe aquelas homenagens, tantas vezes, preparadas na imaginação, cuidadosamente arquitetadas”

O texto destaca ainda que José Rafael de Oliveira, era conhecedor profundo do Sertão Cearense e de sua demografia além de um orientador dos jovens da cidade e, não somente, de muita gente e de muita coisa no estado. Na época, era o fiscal de rendas mais antigo do estado.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. José Rafael de Oliveira era meu avô paterno. Sou filho de Antônio Rafael Dias, o primogênito dele. Grato pela matéria.

    Carlos Rafael Dias
    Professor de História da Universidade Regional do Cariri

    ResponderExcluir