Agentes de Sáude formam verdadeira "tropa de elite" no combate à pandemia em Crato

Agentes Comunitários de Saúde atuam na linha de frente no combate à pandemia | Reprodução.
Por Ronuery Rodrigues

Os Agentes Comunitários de Saúde estão na lista dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia do Coronavírus, em Crato.Além de assistir a população de suas micro áreas com orientação sobre os cuidados contra a Covid-19, esses profissionais atuam ainda nas ações de imunização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, como o Drive Thru, que acontece no Parque de Exposições.

“Eu trabalho de segunda a sexta-feira, com as visitas peridomiciliar e ainda venho no sábado participar do Drive Thru. É muito emocionante ver nossos idosos tomando a vacina, sinal que nosso trabalho de cadastramento desses públicos está funcionando”, comenta Gislandia Gonçalves, Agente Comunitária de Saúde há mais de 10 anos no município.

A imunização da população acima de 75 anos em Crato acontece através do Drive. A cada Drive 22 ACS participam da atividade. Em Crato, a grande maioria desses profissionais são mulheres.Elas ajudam a identificar os idosos cadastrados e orienta que estes estão tomando a primeira dose da vacina.

Para a Enfermeira Duciele Pinheiro Bione, que Coordena a Célula da Atenção Básica,a participação dos ACs no combate a pandemia tem sido de suma importância.

“Nas orientações a população quanto a importância da vacinação. Identifica e cadastra os idosos. Elas participam das rotas de vacinação realizadas em domicílio. Elas realizam visitas peridomiciliares aos grupos mais vulneráveis: idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades”, explica Duciele.

Ainda de Acordo com Duciele, os profissionais realizam o monitoramento dos pacientes com COVID,fazem o rastreio de pessoas da comunidade com sinais e sintomas e falam sobre o isolamento social, lavagem das mãos, entre outras medidas.

A Coordenadora lembra que os cuidados devem ser mantidos “Portanto, os cuidados devem permanecer: uso da máscara, lavagem das mãos e isolamento social. Apenas depois de aproximadamente 20 dias da segunda dose, a vacina oferecerá a devida proteção.E assim nos ajudam nesse processo de vacinação!, finaliza.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu como agente comunitário estou fando o meu suporte com grande satisfação e responsabilidade com os nossos cratenses,eu estou muito satisfeita em poder contribuir na vacinação, agente de saúde do Crato.

    ResponderExcluir