Entrevista com Carlos César Messias, estudante de medicina selecionado Embaixador da Região do Cariri no Inspira Sonho


Carlos César Messias é embaixador no Inspirasonho |Reprodução.



Por Ronuery Rodrigues

O Cratense, Carlos Cesar Messias,acadêmico de medicina pela UFCA, foi selecionado para o programa de Embaixadores no instituto Inspira Sonho.O resultado foi divulgado no início dessa semana. Ele tem uma história superação que estimula centenas de jovens a lutarem pelos seus objetivos.A trajetória cheia de dificuldades, do menino de origem pobre que está preste se formar médico e já que tem dado sua parcela de colaboração para as dezenas de escola da região do Cariri, através das palestras motivacionais que promove, pode ter sido um dos elementos que conduziram o estudante para ocupar o cargo de embaixador. Nós batemos um papo reto com o novo embaixador e trazemos para você.



O que é o InspiraSonho?

O InspiraSonho é a maior plataforma de oportunidades estudantis do Brasil. Foi pensado para ser um norte para alunos que buscam horizontes além de sua cidade, estado, região e até mesmo seu país. A dinâmica de suas ações se dá especialmente através das mídias digitais e seus embaixadores, para disseminar oportunidades de relevância acadêmica até mesmo aos rincões do Brasil.

O que é o programa de embaixadores?

Carlos César – Este programa é uma oportunidade para estudantes das cinco regiões brasileiras representarem seu estado durante 1 (um) ano de mandato junto ao InspiraSonho. Como embaixador este estabelecerá uma rede de contatos em seus respectivos estados com escolas, faculdades e organizações, permitindo assim, a realização de atividades do InspiraSonho nesses ambientes, através de: workshops, palestras e comunicação nas redes sociais e outros meios que o time de Embaixadores poderá desenvolver.

Como foi o seu processo seletivo?

Foi um processo bem dinâmico, no qual a equipe do InspiraSonho buscou aprender um pouco mais de cada um dos concorrentes. Houve vídeo de apresentação e também entrevista virtual, para assim haver um cruzamento de informações sobre o perfil de cada candidato e escolherem aqueles cujo seus princípios mais possuem identificação com os  dessa instituição.

Como descobriu o InspiraSonho?

Um professor do meu curso de medicina viu muitas semelhanças entre as palestras motivacionais que ministro em nossa região e os princípios da Brazil Conference at Harvard & MIT. Então indicou-me como uma opção a se explorar. Foi através dessa candidatura que conheci a plataforma InspiraSonho e mesmo não logrando o êxito esperado na seleção da Brazil Conference me aproximei bastante dessa instituição no aguardo de novas oportunidades.

Por que decidiu ser palestrante motivacional?
Carlos César é palestrante motivacional no Cariri Cearense|Reprodução.

Venho de uma família muito simples da zona rural do Crato, mais velho de três filhos de um pedreiro e uma agricultora que também é faxineira. Antes de entrar para medicina eu e meu irmão também éramos pedreiros.

Além das limitações financeiras, havia uma falta de referenciais para mim. Uma ausência de exemplos de outros jovens que – passando pelas mesmas dificuldades que eu – conseguiram ingressar em um curso superior de entrada competitiva como medicina.

Com a aprovação para o curso de medicina da UFCA, criei para mim a missão social de ir as escolas de ensino fundamental e médio da nossa região com um discurso motivador. Mostrar para jovens de realidades como a minha, que por mais difícil que seja, é sim possível alcançar seus sonhos e que o caminho mais seguro é através da educação.

No ensino fundamental tive experiências bem desagradáveis com bullying e isso marcou-se consideravelmente. Sendo mais uma das motivações de minhas palestras, que nesses seis anos já somam mais de 100.

Como são suas palestras?

Minhas palestras são personalizadas de acordo com cada público. No ensino fundamental trato principalmente questões voltadas ao bullying e sexualidade. No ensino médio busco versar sobre sexualidade, drogas, depressão na juventude, organização da rotina acadêmica e palestras motivacionais.

Ministro também uma palestra para os terceiros anos intitulada “perspectivas para além do ensino médio” onde trago para eles quais possibilidades surgirão após encerrada essa etapa.

Como ser embaixador poderá beneficiar o Cariri?

Como embaixador InspiraSonho poderei capilarizar pelo Cariri essa instituição e trazer até nossos jovens, além das palestras que já ministro, oportunidades de atividades acadêmicas nas mais diversas áreas e moldes, como estágios, olimpíadas, intercâmbios, bolsas. Além disso, terei no InspiraSonho a formação técnica para treinar novos palestrantes motivacionais e assim aumentar nosso raio de atuação em nossa região e quem sabe, até expandirmos para outros estados.

Em razão de minhas experiências pessoais com questões de saúde mental estamos com a possibilidade de criar no Cariri um projeto social voltado ao jovem em situação de vulnerabilidade para ansiedade e depressão.

Estar no InspiraSonho, além de me proporcionar capacidade técnica para montar uma equipe para meu projeto social, irá nos proporcionar a visibilidade que precisamos para conseguirmos voluntários e também patrocinadores para termos recursos suficientes e fazermos nosso projeto social acontecer nos moldes que desejamos.

Quem é sua equipe atual e quem os financia?

Atualmente temos apenas eu como palestrante e dois amigos jornalistas que me fornecem consultoria e apoio (Rafael Pereira e Ronuery Rodrigues). Todos somos voluntários. Não recebemos por essas palestras e não temos nenhum patrocínio. Isso acaba limitando bastante nosso raio de ação. 

Reafirmando a importância do InspiraSonho como palco para sermos vistos a ponto de conseguirmos recursos, como material de som e vídeo que algumas escolas não possuem. Desde a Brazil Conference outros alunos, inclusive de meu curso de medicina já me procuraram com o desejo de se voluntariarem também, mas ainda não pusemos em prática por restrições financeiras e técnicas, que acredito, serão minimizadas com minha estada como embaixador da InspiraSonho.

Em quanto tempo acredita que seu projeto social estará em execução no Cariri?

A pandemia de covid-19 forçou um remodelamento das relações humanas. Com o fluxo de minhas palestras não foi diferente. Como eram unicamente presenciais, fiquei um pouco limitado. A expectativa junto ao InspiraSonho é de usarmos a quarentena para minha preparação técnica afim de que, uma vez encerrada, eu possa me reunir com os novos voluntários e treina-los para a execução de suas atividades pelo Cariri. Paralelamente a esse treinamento estarei buscando doadores e colaboradores para criarmos estrutura. A expectativa é de que ao final dessa minha estada como embaixador já tenhamos no Cariri os primeiros jovens contemplados com nosso projeto social, o Projeto Gente.


Mídias sociais InspiraSonho:

Instagram: @inspirasonho

Facebook: https://www.facebook.com/InspiraSonho

Site Oficial: https://www.inspirasonho.com.br/embaixadores

Mídias sociais Carlos César:

Instagram perfil pessoal: @carlos.cesar.messias

Instagram perfil do projeto em construção: @projeto.gente.cariri

Facebook pessoal: https://www.facebook.com/carloscesarmessias

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Conheço o Carlos Cessar, na verdade sinto orgulho em dizer que sou uma amiga dele. Ele é um jovem magnífico. Um nerd como o chamo..kkkk. além de tudo ele é humanizado, ele sempre está tentando ajudar os outros. Parabéns mais uma vez Carlos, que essa sua essência que te persegue sempre exista

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns esse cara merece tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carlos César tudo o que você conquistou a te aqui foi mérito seu força de vontade sua.que Deus te abençoe e te guarde vc merece.

    ResponderExcluir